Projeto


As instituições custodiadoras de acervos arquivísticos que atualmente existem no âmbito estadual tem a função social de gerir, organizar e democratizar o acesso público aos documentos de valor permanente. Ou seja, gerenciar os documentos de valor histórico, probatório e cultural, em condições que garantam a sua integridade e transmissão a gerações futuras, por quanto constitui parte do patrimônio cultural do Espírito Santo e da humanidade.

O acervo documental dessas instituições é de importante valor para a reconstituição da história e da memória do Espírito Santo e de grande valor para o patrimônio cultural brasileiro, pois resgatam as transformações e permanências que caracterizam a evolução do estado e da sociedade capixaba no tempo e no espaço. Entre os acervos existem coleções de fotografias, de material sonoro, de plantas arquitetônicas, mapas, microfilmes, filmes, fitas magnéticas, anuários, boletins, jornais, legislação avulsa do Espírito Santo, publicações oficiais, relatórios e mensagens de governo produzidas pela administração pública e que no decorrer dos anos também incorporou documentos particulares.

Dentre as peças que compõem o acervo iconográfico encontram-se uma parte significativa referente ao município da Serra, com fotos que compreendem o século XX, que muitas vezes o cidadão serrano não tem acesso, às vezes por desconhecimento, outras vezes pela necessidade do acesso aos documentos fotográfico somente serem possíveis in loco.

Na busca da organização da informação para resgatar o patrimônio documental, em particular o fotográfico, que se encontrava disperso (entre arquivos pessoais e institucionais) decidimos por uma visão abrangente da descrição arquivística elaborar um catálogo seletivo das imagens fotográficas referentes ao município da Serra.

Trabalhamos com a perspectiva dada por Michael Cook, em seu livro Information Management and Archival Data, onde a descrição tem como base a teoria da representação compreendendo que enquanto os arquivos originais devem ser necessariamente armazenados na estante numa determinada ordem e localização física (normalmente em embalagens fechadas), as representações dos originais podem ser multiplicadas e armazenadas em qualquer ordem e em qualquer lugar que seja considerado útil, ou seja, acessível ao usuário (para os mais diversos uso: educacional, curiosidade, cultural, para criar outros produtos, publicidade, etc).

Somente a descrição arquivística garante a compreensão ampla do conteúdo de um acervo, possibilitando tanto o conhecimento como a localização dos documentos que o integram. Sem a descrição, corre-se o risco de criar uma situação análoga à do analfabeto diante de um livro, que ele pode pegar e folhear, mas ao qual não pode ter acesso completo por não possuir meios que lhe permitam compreender a informação.

Entre as ações do projeto destacamos:

• Identificação, catalogação e indexação dos acervos: catalogação, digitalização e descrição de aproximadamente 500 fotografias que compõem os acervos fotográficos dos arquivos públicos no ES. Esta atividade tem sua importância na medida em que proporcionará uma dinâmica de otimização de trabalho e manuseio das imagens. A catalogação das imagens facilitará a consulta através de uma descrição orientada pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

• Digitalização: o processo baseia-se na produção de cópias digitalizadas, a partir do original, possibilitando a criação de matrizes digitais. As matrizes digitais servirão para o manuseio virtual em substituição ao manuseio físico. 

• Álbum Eletrônico: a atividade consiste na apresentação das fotografias em forma de um catálogo virtual (Álbum Eletrônico) no blog e também será disponibilizado através das instituições parceiras. Será disponilizado aos centros de informação e cultura do estado públicos e privados (museus, bibliotecas e centros de memória) 50 DVDs com o acervo digitalizado e o catálogo seletivos.

O projeto pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre a Serra disponível nos arquivos públicos e que compõe as memórias fotográficas da cidade da Serra, com vistas a oferecer aos pesquisadores, e a população em geral com interesse na história cultural do Espirito Santo, o acesso as imagens e as informações do contexto fotográfico visando uma gama maior de registros documentais que propiciarão mais pesquisa, investigações e produtos culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário